terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vegetarianismo a dois

A alimentação é parte importante de nossas vidas e ser vegetariano foi o caminho que encontramos.

Quando conheci o Sandro, ele já não comia carne vermelha. Eu por outro lado comia tudo sem pensar no que estava colocando na minha boca. Analisava o que ia comer apenas pensando em não engordar ou em emagrecer.

No momento em que fomos morar juntos e começamos a preparar a nossa comida começamos a estudar mais o assunto. Eram muito mais argumentos a favor do vegetarianismo. Dos argumentos contra sobrava apenas o “eu gosto” e o “eu estou acostumada e não vou mudar”. Mas era hora de mudar.

Foram vários motivos que nos levaram a parar comer carnes. Alguns deles: violência contra os animas, saúde, prevenção de doenças, economia e finalmente o impacto que a carne causa no meio ambiente.

Neste post vou falar um pouco desses impactos e nos próximos detalharemos outros aspectos do vegetarianismo.


Impactos ambientais do consumo de carnes

Desmatamento
No Brasil, em média, um quilo de carne bovina é responsável por 10 mil metros quadrados de floresta desmatada.
Os 75 milhões de hectares já transformados em pasto, só na Amazônia, representam uma área 50% superior a toda área agrícola do Brasil

Falta de água
Uma vaca leiteira brasileira consome 90 litros de água por dia (levamos em conta a água para asseio); enquanto um habitante de uma favela em um país pobre tem acesso, em média, a 20 litros.

Poluição
Uma fazenda com 5 mil bovinos produz a mesma quantidade de excrementos de uma cidade com 50 mil habitantes, com a diferença que, nas cidades, o esgoto é minimamente tratado e nas fazendas, não.

Uso de energia
Nos Estados Unidos, metade de toda a energia usada na agricultura é gasta apenas na criação de gado.

Aquecimento global
A criação de animais é responsável por 18% e 25% das emissões mundiais de dióxido de carbono e metano, respectivamente. Esses gases são os principais causadores do aquecimento global.

Fome no mundo
50% dos cereais produzidos no mundo alimentam animais criados nos países do hemisfério Norte.
É possível alimentar 40 pessoas com os cereais normalmente usados para gerar apenas 225 g de carne bovina.


Essas informações foram baseadas na cartilha feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Está disponível aqui:
CARTILHA DA SBV - Impactos sobre o meio ambiente

Não existe o certo ou o errado. Apenas estudamos e tiramos nossas próprias conclusões. Se praticamos o consumo consciente em outros produtos, porque não ter o mesmo pensamento na comida que ingerimos? Ainda é um pensamento diferente do aceito socialmente. Nem sempre é fácil, devido à resistência em sair do 'pensamento comum', mesmo dentro da nossa própria família. Mas com certeza, é divertido, compensador e... muito gostoso! Dentro da culinária vegetariana, sai cada receita boa!

Quanto mais informações nós temos, mais base teremos para tirarmos nossas próprias conclusões. E melhor poderemos escolher o que levamos à boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário