domingo, 6 de dezembro de 2009

Natal Sustentável - Comprando presentes



O Natal, nos últimos anos acabou se transformando no dia mundial do consumo e desperdício. Muitos esqueceram os reais valores do Natal. Data para comemorar o nascimento de Jesus reunindo a família em sua homenagem. Trocas de presentes deveriam ser apenas símbolos dessa união e integração das pessoas, mas acabou se transformando no principal do Natal.

Por isso, que tal retomar os valores do natal, resgantando esse valores de fraternidade e amor, e agora de uma forma mais sustetável.

A partir deste post vamos dar dicas de como passar um Natal mais sustentável. Começando pelos presentes que muitos pensam que Natal é só isso.

COMPRANDO PRESENTES


  • Analise as suas compras. Assim você evita desperdício.
  • Faça uma lista antes de sair de casa. Coloque os nomes de quem você vai presentear e, ao lado, o tipo de presente que a pessoa gostaria de ganhar. Depois, analise cada opção e escolha o que for ambientalmente correto.
  • Para selecionar um presente ambientalmente amigável, verifique a matéria prima usada para produzi-lo. O produto não deve conter substância perigosa para a saúde, ou componentes retirados de espécies ameaçadas, como mogno.
  • Outro ponto é o método da produção. Só aceite produtos cuja elaboração não usou de crueldade para com animais. Também pense nas pessoas. Não compre, se a fabricação do objeto abusou da mão de obra infantil ou feriu os direitos trabalhistas.
  • Dê preferência a produtos artesanais.
  • Avalie quem está vendendo. Adquirindo produtos de uma entidade ecológica, por exemplo, você beneficia projetos ambientais por ela desenvolvidos.
  • Agora, analise como o presente será usado. Por exemplo, criança gosta de brinquedo. Escolha um que não precisa de pilhas. Assim você incentiva a criatividade e a coordenação motora. E pilha polui o ambiente, durante e depois da fabricação.
  • Eletrodomésticos devem ter um selo informando o consumo de eletricidade. Se esta for sua opção de presente, aproveite para comprar um produto que gasta menos energia. É bom para o bolso de quem ganha e para o ambiente.
  • Embalagem é bonita, mas pode gerar montanhas de lixo, na forma de papel de presente e fitas. Dê prefenrência para embalagens que possam ser reutilizadas.
  • Faça embalagens com material reciclado. Pode ser com embalagens usadas, ou restos de outros presentes que ganhou.
Fonte: http://embalagemsustentavel.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário