sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sacolas plásticas - o que fazer?


A sacola plástica é a embalagem das embalagens e cumpre uma de suas principais que é transportar o produto. Porém ele tem sido alvo de polêmica devido ao seu mau uso.
Estamos acostumados a pegar a vontade as sacolas no supermercado. Muitas delas de baixa qualidade, que de tão finas não agüentam muito peso, e é preciso o uso de mais uma. Ainda tem o costume de não misturar alguns tipos de produtos e acaba usando apenas uma sacola para um produto de limpeza. Um desperdício!

Sacolas plásticas são feitas de polietileno, que é feito à base de petróleo que é um produto não renovável da natureza, um dia vai acabar. Levam cerca de 300 anos para se decompor e se não são bem descartadas, ficam esse tempo flutuando nos oceanos, entupindo bueiros e causando enchentes, enchendo aterros e dificultando a compactação dos detritos.

No Brasil são produzidas cerca de 210 mil toneladas anuais de polietileno, que representam cerca de 9,7% de todo o lixo do país. Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano. A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil. Isto significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano. Ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês. 80% do 1 bilhão de sacolas de compras produzidas e distribuídas por mês, no Brasil, viram sacos para lixo doméstico. Podem ser vistos em todos os lugares ou estão dentro de outros sacos para lixo.

O que fazer?



Voltar para sacos de papel
Poderíamos voltar aos sacos de papel, porém ele é muito mais pesado e ocupa mais espaço, encarecendo o seu transporte e aumentando a emissão de carbono, além de rasgarem facilmente e não serem tão resistentes à umidade.


Reutilizar como saco de lixo
Usar as sacolas como saco de lixo é uma coisa que todos fazem por ela ser de graça, porém ela é feita para agüentar peso, e por isso mais resistentes, demorando para se degradar nos aterros sanitários e tem de ser feitas com plástico virgem por estar em contato com a comida. O ideal seria voltar a comprar os sacos pretos de lixo são feitos de plástico reciclado, prolongando assim a vida útil desse material.
Existem opções oxibiodegradáveis no mercado, porém para se degradar são necessárias determinadas condições com temperatura e oxigênio que dificilmente são encontrados em nossos aterros. Viram pedaços menores de plástico e acabam emitindo gás metano que é muito mais poluente que o CO2.



Reutilizar de outras formas.
Existem várias maneiras de se reutilizar as sacolas. Pode ser usada para catar cocô de cachorro (contanto que leve para casa depois), fundir os plásticos e criar um outro objeto, transformar em linha para fazer crochê, guardar guarda chuva molhado, e o que mais a imaginação mandar.

Evitar o desperdício
No caixa aproveitar o máximo a sacola colocando mais produtos por sacola. Se por um acaso o empacotador pegou sacolas a mais, não sinta vergonha de orientá-lo ou de você mesmo juntar os produtos em menos sacolas. As embalagens hoje estão com uma qualidade tão boa que não tem necessidade de separar por tipo de produto em sacolas diferentes.

Levar de casa
Pode ser uma sacola de feira, uma sacola feita de material reciclado ou de algodão cru orgânico, ou até mesmo uma outra sacola de supermercado.
Podemos valorizar as sacolas que são produzidas com materiais mais ecológicos, mas não é necessário isso. Basta que sejam resistentes para que possamos utilizá-las por muito tempo. A ecobag virou moda e quase todo mundo tem uma, basta agora utilizá-las.




Tenha sempre uma sacola à mão
Nas compras de última hora é muito fácil esquecer a sacola. Por isso tenha sempre uma no carro ou uma pequena e dobrável na bolsa, como esta da Ecobag Coletiva.


Caixas de papelão
Se por um acaso esqueceu de levar a sua sacola você pode reutilizar as caixas de embarque e engradados dos produtos que chegam no supermercado. Se não estiver visível peça que sempre tem uma. Elas se degradam mais facilmente no meio ambiente e são mais fáceis de serem recicladas.

Existe ainda muita coisa para ser falada sobre as sacolinhas, por isso, vamos sempre falar sobre esse assunto. Fiquem de olho!

Fonte:
http://blog.mma.gov.br/sacolasplasticas/
http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/

http://www.sacolinhasplasticas.com.br/
http://embalagemsustentavel.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Na hora do aperto, um lenço pode resolver:
    http://experimentexto.blogspot.com/2009/09/eco-bag-furoshiki.html
    http://experimentexto.blogspot.com/2009/11/furoshiki.html

    ResponderExcluir